Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

28 de setembro de 2009

Os gorilas de Facebook


Podes ser amigo de um gorila em Facebook, e ajudar a proteger a espécie


É outra maneira de aproveitar as redes sociais, em continua expansão no mundo todo: como financiamento para projectos ambientais.


Neste caso, o governo da Uganda criou uma página em Facebook, friend a gorilla, na que poderão fazer-se amigos, mas de gorilas. De gorilas de montanha reais, que existem, dos quais, ao se fazer amigo, terá direito a uma fotografia que vai aparecer na lista de amigos, e a vídeos de câmaras que o governo instalou na selva de Bwindi, onde vivem, pudendo vê-los na sua vida normal: a comer, a brincar, ou a fazer outra coisa qualquer. 


Para se poder fazer amigo virtual de um gorila, deve-se primeiro pagar um dólar via paypal


Mas um dólar não parece de mais, para muitos dos utilizadores de Facebook. E é evidente que amostrar o gorila amigo no seu próprio perfil também será algo de muito agradável para muitos.


Ao escolher o gorila, a partir da página criada para esse efeito, friendagorilla, poder-se-á escolher entre os membros de 5 diferentes famílias de gorilas, cada um com o seu perfil personalizado, segundo Lillian Nsubuga, da Autoridade para a Conservação da Vida Selvagem na Uganda


Pode ser uma agradável jovem muito obediente à sua mãe, um bonito jovem muito popular entre as raparigas, um rapazinho tímido, ou outros.


O dinheiro obtido será destinado, como previsível, a projectos de conservação da natureza na Uganda. Vejam lá se aderem, como já fizeram muitas estrelas de Holliwood.


Visto na BBC



23 de setembro de 2009

Rebuçado de alforreca gigante


Echizen Kurage (Nemopilema nomurai), a alforreca para fazer rebuçados



Japão tem há alguns anos um problema com uma espécie de alforrecas, a alforreca de Nomura, ou, como lhe chamam os japoneses, echizen kurage (Nemopilema nomurai). Esta alforreca é uma das maiores do mundo, pode chegar a pesar 200 quilos e medir mais de 2 metros de diâmetro, e ultimamente converteu-se num verdadeiro problema para os pescadores japoneses, ao aparecer em grandes quantidades nas redes de pesca, contaminando os peixes com as toxinas dos seus tentáculos.




Entre as medidas tomadas para paliar esta praga, destaca a ideia de alguns estudantes do Instituto das Pescas de Obama (cidade do Japão) (o site está em japonês, mas quem perceba e queira ir ver...). Estes estudantes desenvolveram um rebuçado a partir destas alforrecas: Açúcar, amido e pó de alforreca, obtido de cozinhar as alforrecas até obter uma pasta espessa, que secam e moem. Segundo dizem, apresenta um sabor doce e salgado em simultâneo.


Para obter os primeiros rebuçados, utilizaram as echizen kurage que ficaram retidas nas redes dos pescadores da baía de Wakasa, na zona de Fukui, uma das mais afectadas pela praga.



E, como alguém tem de os comer, não há melhor do que procurar a quem não tem alternativas: Ofereceram-os à Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA), para que os incluam como aperitivo nos menus dos astronautas. A proposta pareceu-lhe curiosa à agência, e decidiu enviar um representante ao instituto para avaliar os rebuçados.


Talvez cheguemos ainda a ver que as alforrecas passam de praga a espécie protegida, se os rebuçados têm muito êxito.


Visto em Muy Interesante e no Tentáculo cor-de-rosa

21 de setembro de 2009

Calçado Vegan: Sapatos sem sangue


Exemplos de sapatos NAE (No Animal Exploitation) - Vegan



Calçado amigo do ambiente, durável, feito com bons materiais, mas... sem utilização na sua construção de nenhum componente animal, só fibras vegetais ou sintéticas.


Há coisas que são moda, outras duram mais, para alguns são um modo de vida, para outros são curiosidades... mas no geral cada vez mais temos mais cuidado com a natureza em todos os seus aspectos. Dentro disto, a consideração dos vegans chega um pouco mais à frente: Não matar animais, não consumir animais, nem como alimento, nem como roupa, e, agora, nem como calçado.


Nesta loja virtual podem-se apreciar sapatos, botas, para homem ou senhora, e com um aspecto bem apetecível, sem ter preços exagerados. Com a diferença de que foram realizados sem componentes animais, e sem recurso a fábricas em que haja exploração humana. Cuidado nos detalhes, até ao pormenor.


Como dizem no próprio site, na sua apresentação: 
Se não encontra nenhuma razão para que milhões de animais sejam mortos por ano para utilização da sua pele, para que espécies de animais estejam em extinção derivado da sua captura, para que a agonia seja a forma de morte de muitos deles, para que manipulem geneticamente algumas raças para fins tão mesquinhos como seja a textura ou cor da pele, para a geração massiva de resíduos orgânicos procedentes da criação de animais em quintas.... em definitivo, se acredita que ter uns sapatos de pele não justifica todo este sofrimento animal, já tem todas as razões necessárias para utilizar calçado ético, calçado vegan.


Vejam no próprio site (no canto superior direito têm bandeirinhas para ler em português, inglês ou espanhol).

20 de setembro de 2009

A mosca que aprende das mais velhas


A mosca da fruta (Drosophila melanogaster) mantém relações sociais de aprendizagem

Segundo uma recente investigação da Universidade de McMaster, no Canadá, a habitual (e chata) mosca da fruta, Drosophila melanogaster, tem capacidades de aprendizagem social desconhecidas até agora.

O estudo, publicado muito recentemente (o 16/09/2009) na revista Proceedings of the Royal Society B, demonstrou que as moscas fêmeas inexperientes podem aprender das suas companheiras com mais experiência, as moscas da fruta já acasaladas.

Este estudo investigava as raízes evolutivas da aprendizagem social em insectos, e descobriram que as moscas que pela primeira vez iam pôr ovos, se viam ovos já postos por moscas mais experientes em frutas maduras, escolhiam estes mesmos lugares para pôr os seus próprios ovos em vez de procurar novas frutas maduras.

No entanto, quando as fêmeas observadas foram expostas a comida com informação social mais ambígua fornecida pela presença de moscas da fruta virgens, os investigadores não encontraram aprendizagem social como resposta.

Esta investigação sugere que inclusive os insectos habitualmente solitários podem mostrar aprendizagem social, o que põe na mesa a possibilidade de que a aprendizagem mútua possa ter promovido a evolução da socialização entre os insectos como mecanismo de sobrevivência.

Assim, parece que a mosca da fruta é muito mais sofisticada do que se achava.

Este estudo abre ainda novas vias de investigação sobre a evolução e neuro-genética da aprendizagem social.

Lido em Bio-Medicine

16 de setembro de 2009

A estrada eléctrica

Aspecto das estradas de paineis solares


Ouve-se falar neste assunto há já algum tempo. Há uns meses um amigo, o Alberto, falou-me de uma ideia que tinha tido em relação a estradas com painéis solares, aproveitando a superfície, bastante grande e (quase) sempre perfeitamente descoberta e recebendo raios solares, e como tinha ele pensado que se poderiam fazer viáveis, e inclusive um pequeno diagrama incluindo conceitos de magnetismo para recarregar carros eléctricos em andamento. Tudo isto obviamente em conversa informal, discutindo alguns dos aspectos e passando um bom bocado.


Alguns meses depois, vejo esta noticia da que agora falo, e acho engraçada a semelhança. Isso sim, neste caso é um projecto sério e em andamento. Claramente, o que faz falta para evoluir é, fundamentalmente, ideias.


E a noticia, lida na BBC, y reproduzida também no iOnLine e outros lugares, é a seguinte: Há uma empresa nos Estados Unidos, Solar Roadways, que apresentou um projecto para construir estradas com painéis solares de 4 x 4 metros. Estes painéis, para além de obter a energia solar, teriam ainda integrados LEDs para visualizar sinalização horizontal na estrada, ou os riscos separadores, assim como um sistema de aquecimento que faria com que a própria estrada derretesse a neve e o gelo no inverno. Ainda, evidentemente, não se utilizaria o betume para as estradas, sendo este um derivado do petróleo muito contaminante.


Cada painel teria a capacidade de produzir 7,6 quilovátios / dia, o que vem a supor que se fossem implementados em todo o país, a electricidade gerada seria 3 vezes superior ao consumo total dos Estados Unidos (e bastante próxima ao consumo mundial total). O problema, como sempre, é o custo: cada painel actualmente vai custar uns 10.000 dólares, e para cobrir as estradas dos Estados Unidos iam fazer falta uns 5.000 milhões de painéis, logo, façam a conta.


Mas o director do projecto acha que, apesar do elevadíssimo custo inicial, a rentabilidade está assegurada a longo prazo, pelo que o considera viável. E 
o Departamento de Transporte dos Estados Unidos realizou um contrato com esta empresa atribuindo-lhe  100.000 dólares para que continue a desenvolver o protótipo do painel solar, que deve ser resistente à circulação de veículos, pelo que parece que a empresa demonstra credibilidade suficiente. Segundo a empresa responsável, a primeira fábrica produtora destes painéis entrará em funcionamento de aqui a 2 anos, e produzirá painéis que serão instalados em estacionamentos, numa primeira fase, de forma experimental.

15 de setembro de 2009

O cão também é "made in China"



As diferentes raças de cães devem ter tido um antecessor comum, um lobo, na China


A discussão sobre a origem do cão é longa e controvertida, mas o último estudo sobre o tema sugere que foi originado a partir de lobos domesticados, no Sudeste Asiático (China), há uns 16.000 anos.


Parece que os investigadores concordam em que os cães descendem dos lobos, mas quando e onde surgiram é mais controvertido. 


Para o poder determinar, a equipa de Peter Savolainen do KTH-Real Instituto de Tecnologia de Estocolmo investigou as linhas genéticas, estudando o DNA mitocondrial de lobos e cães.



Os estudos genéticos sobre o DNA mitocondrial são melhores para estudar as linhas evolutivas, porque as mitocôndrias são transmitidas exclusivamente por linha maternal (não há misturas dos reprodutores) e apresentam relativamente poucas mutações.


Os estudos realizados por esta equipa em 2002 determinaram que os cães surgiram da domesticação de lobos no Sudeste Asiático, e num só momento (pelo que todos os cães do mundo devem ter tido origem nesses progenitores).


No mês passado, no entanto, surgiu um novo estudo, realizado em cães de aldeias africanas, que indiciava uma diversidade genética entre eles semelhante à que tinha sido observada no Sudeste Asiático. Uma maior diversidade genética implica geralmente uma maior antiguidade da população, mas neste caso não pensaram que a origem do cão estivesse na África, uma vez que lá não há lobos cinzentos, que supostamente são os antecessores dos cães. Mas sim acreditaram que a teoria do Sudeste Asiático, surgida a partir do estudo de muitos menos exemplares, poderia estar enganada.


Recentemente, uma equipa liderada por Savolainen e Ya-Ping Zhang, do Instituto de Zoologia de Kunming da Academia Chinesa de Ciências, realizaram um estudo muito mais exaustivo de DNA mitocondrial de cães e lobos, a partir de mais de 1.500 animais provenientes da Europa, África e Ásia, e chegaram à mesma anterior conclusão de Savolainen: A origem deve ser única e estar localizada numa pequena região ao sul do rio Yang-tsé, na China.


De todas as maneiras, ainda restam muitos críticos a estas conclusões, e provavelmente deverão surgir novas teorias sobre a origem do nosso inseparável companheiro, nomeadamente em relação ao quando e ao onde da sua aparição. Ficaremos atentos.


Visto em Science 

14 de setembro de 2009

Uma língua especial



Cymothoa exigua, parasita que substitui a língua nos peixes


Há um isópode, Cymothoa exigua, que é um parasita de peixes, mas de maneira bastante especial:


Este parasita é o único caso conhecido de um parasita que substitui com êxito e sem dano aparente para o hospedeiro um órgão do mesmo: Entra pelas guelras, segura-se à língua do peixe e bebe da artéria que fornece a alimentação à mesma. Assim, a língua vai-se atrofiando pela falta de alimento, até que chega a desaparecer completamente e o isópode a substitui, ligando-se aos músculos da boca (tal como estava a língua). 


O parasita não compete pelo alimento do peixe, pelo contrario, alimenta-se do seu rego sanguíneo e das suas mucosidades, pelo que pode funcionar, sem danos para o peixe, como a sua própria e original língua.


É só isso: Um organismo vivo, faz de "órgão" (língua) de outro, mantendo-se tudo a funcionar correctamente. Que se saiba, não há parasitas de humanos semelhantes. Ainda bem, não é?


O Cymothoa exigua é típico do Golfo da Califórnia, mas está a expandir-se agora por outros mares, tendo sido já encontrado em pargos do norte da Europa (e, segundo alguns pescadores, não só...).


Lido em Muy Interesante