Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

12 de outubro de 2009

Mapas do mundo


Mapa de distribuição da população mundial


Existem mapas para todos os gostos. E existem mapas nos que aparecem os países deformados, utilizando o próprio tamanho relativo do pais como indicador para o que se pretende mostrar.


Esta tecnologia é utilizada acertadamente por worldmap, dando uma sensação visual rápida de como se distribui determinada circunstância no mundo.


Deixo-vos alguns dos mapas para que os apreciem, e recomendo-vos uma visita a worldmap onde há mapas sobre distribuições de nascimentos, consumos, idades, religiões, idiomas, doenças, publicações ou guerras, entre muitos outros, tendo alguns deles um aspecto bastante engraçado para além de muito informativo desde a primeira vista de olhos.



Mapa de países exportadores de petróleo





Mapa de países importadores de petróleo





Mapa de perdas de superfície arborizada no mundo





Mapa de trabalho infantil





Mapa de pessoas que gastam mais do que 200 dólares por dia





Mapa de pessoas que gastam menos de 10 dólares por dia




Há mapas para todos los gostos, perto de 700, e podem ser apreciados (no site) pormenores sobre cada pais em muitos deles. De maneira geral, pode-se apreciar em muitos a grande disparidade existente entre o hemisfério norte e o sul.


Este site descobri-o a partir de Ojo Científico




1 de outubro de 2009

Bioenergia contra biodiversidade


Pradarias como esta podem ser substituídas por milho para produção de etanol (biodiesel)


Cada vez mais há grandes plantações para a obtenção de biodiesel , entre as que destaca o milho para produção de etanol.



As superfícies utilizadas para estas plantações são enormes, e são subtraídas em muitos casos das zonas ainda virgens, ainda não cultivadas, que ficam. Noutros, utilizam-se zonas que antes eram usadas para a produção de alimentos, uma vez que resulta mais lucrativa a produção de biodiesel, o que deve supor um encarecimento do preço dos alimentos.


Estas plantações afectam a biodiversidade, reduzindo ou eliminando os ecossistemas de outras plantas e dos animais selvagens, e para além disso precisam de grandes quantidades de fertilizantes, que contaminam o solo, e muitas vezes a cultura de espécies exóticas na zona pode levar consigo invasões sobre as espécies indígenas.


Um estudo recente, publicado na edição de Outubro de BioScience, expõe uma maneira de poder fazer jogar a produção de biodiesel e a manutenção da biodiversidade. Neste estudo, Joseph E. Fargione, da Nature Conservancy , e 9 colegas, verificam a diminuição de pastagens selvagens e a sua substituição por milho para etanol nos Estados Unidos, chegando já a valores alarmantes. Ao mesmo tempo, o Congresso dos Estados Unidos já indicou que se deve aumentar bastante a produção de biodiesel, o que certamente virá a agravar o problema.


Propõem neste estudo, como alternativas, a utilização para produção de biodiesel de matérias primas como desperdícios, restos agrícolas e culturas com cobertura, colheita de plantas perenes nativas (mesmo que seja prejudicial para a fauna nativa, o seria muito menos do que substituir estas plantas por outras), ou a utilização de culturas de algas.



Concluem dizendo que é urgente que se façam estudos das produções e rendimentos, com comparações pormenorizadas, das diferentes matérias primas possíveis, para poder conceber estratégias de produção bioenergética favoráveis para a vida selvagem.


Portanto, o biodiesel pode ser, para além de parte da solução dos problemas ambientais, também uma parte do problema. Como tudo, deverá ser utilizado com moderação e com cuidado.


Lido em Bio-Medicine