Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

7 de janeiro de 2010

Nexus One


Nexus One


Finalmente, após muitas especulações, apareceu o Nexus One, o telemóvel da Google (fabricado pela HTC), entrando assim o gigante da Internet no mercado dos telemóveis.


Utiliza a nova versão do sistema operativo da Google, Android, a 2.1, e mesmo não apresentando novas tecnologias (todas as que usa já são utilizadas em algum outro dispositivo), sim apresenta um pacote muito completo: Um dos processadores mais rápido até agora (1 GHz), câmara de 5 Megapixeis, ecrã táctil, conectividade bluetooth, WiFi, 3G, GPS, bússola, sensores de luz, de proximidade e de movimento, e uma série de novas aplicações que aproveitam as capacidades gráficas em 3D do novo processador e as inovações da nova versão do Android.


Isto tudo num corpo de 11,5 mm de largura e 130 gramas de peso, com um aspecto semelhante ao do popular iPhone (mas mais fino, mais ligeiro e com o ecrã um pouco maior).


Outra novidade, em concordância com o espírito da Google, é que o processo de venda destes telemóveis baseia-se quase exclusivamente na WEB.



O seu concorrente directo parece que é o iPhone da Apple, mas também vai ter que se enfrentar com o Milestone da Motorola (Droid nos Estados Unidos), e com telemóveis de última geração da Nokia ou da RIM (fabricante da conhecida Blackberry).


Já se encontra à venda nos Estados Unidos, Reino Unido, Hong Kong e Singapura, enquanto o resto de nós vamos ter que esperar até um futuro próximo (mas não especificado) para o poder comprar. O preço ao que apareceu é de 529 dólares livre, ou 179 dólares com operador (que, para a Europa, previsivelmente será a Vodafone).


Já há algum tempo que a Google está à espera do momento ideal para se lançar neste mercado, deixando entretanto que amadurecesse o seu sistema operativo Android. Vamos ver se realmente agora era o bom momento, ou se foi cedo de mais.



Podem ver uma apresentação da Google aqui,  e um comparativo interessante em Mashable 



Sem comentários:

Enviar um comentário