Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

4 de março de 2010

Onde o Google não é o rei: Yahoo, Baidu, Yandex, Naver e Seznam



São estes nomes pouco conhecidos nesta zona do planeta (exceptuando o Yahoo), mas todos eles são líderes nos seus respectivos países, a frente (ou muito a frente) do Google


Os motivos são vários, mas principalmente é a sua adaptação ao respectivo país, à sua maneira de pensar e aos seus costumes, o que os faz mais atractivos para os seus utilizadores.




No Japão, o Yahoo (na sua adaptação japonesa) é o líder com mais de 50% do mercado, e falamos do segundo mercado de publicidade mundial, com mais de 90 milhões de pessoas ligadas com banda larga. A versão japonesa do Yahoo é propriedade de uma empresa japonesa no 65%, e está muito adaptada à realidade do país.




O Baidu é o rei num só país, mas este país é a China, o que o transforma num dos sites da Internet mais vistos do mundo (segundo Alexa está no 8º lugar). Tem dois grandes motivos para dominar o mercado: A indexação nos diferentes idiomas chineses e as correspondentes pesquisas não funcionam tão bem com o Google como com o Baidu, criado para fazer isso, e ainda o controlo do governo é mais fácil neste motor "próprio" do que no gigante americano.




O Yandex (Yet Another Index) é o principal motor de pesquisas na Rússia. E ainda é também um portal, que oferece outros serviços populares aos seus utilizadores. Também executa as pesquisas mais eficazmente do que o Google em cirílico, e ainda utiliza a localização geográfica do utilizador para diferenciar os resultados.




O Naver é o rei na Coreia do Sul, e isto acontece fundamentalmente por motivos culturais: Os coreanos baseiam-se muito mais em redes sociais (são enormes e muito utilizadas) do que em pesquisas puras, confiam mais nas pessoas do que nas máquinas. E o Naver consegue gerir estas redes melhor do que ninguém.




E na República Checa o motor de pesquisa mais utilizado é o Seznam, que também possui outros serviços, e que faz índices e filtragens também de imagens relevantes. Ainda, as diferenças culturais, mais uma vez, fazem com que muitos utilizadores checos prefiram este motor.


De todas as maneiras, como é evidente, o Google continua a ser o rei a nível mundial, e mesmo com os avanços do jovem Bing, ainda está muito à frente. Mas nada é definitivo, e ainda menos neste mercado.


Visto originalmente na BBC



Sem comentários:

Enviar um comentário