Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

4 de março de 2009

O Olho de Deus vigia-nos desde Aquário


O Olho de Deus

O olho de Deus, assim é como lhe chamam, e sem dúvida existem motivos. Uma pupila brilhante, grande íris azul, com a zona branca à volta, e as pálpebras, cor de carne, por fora. Uma representação quase perfeita. E com um tamanho quase divino, também: mede 2,5 anos-luz de um lado até o outro.

Os astrónomos aficionados chamam-lhe nebulosa Hélix, e é uma nuvem de pó e gás procedente da desintegração de uma pequena estrela. O nosso próprio sistema solar poderá ter una aparência semelhante, de aqui a somente cinco mil milhões de anos. Mas por enquanto não precisamos de nos preocupar.

Esta impressionante imagem foi obtida mais uma vez pelo observatório da ESO (European Southern Observatory) em La Silla, no deserto de Atacama em Chile, e tem suficiente resolução como para que poder apreciar inclusive longínquas galáxias na pupila do olho.

O Olho de Deus encontra-se na constelação de Aquário, a 700 milhões de anos luz de distancia da Terra.



5 comentários:

  1. Deus se manifesta em todos os eventos e parece que a humanidade nao percebe. Olhe o trem ele vem das montanhas................

    Luiz Borrachini

    ResponderEliminar
  2. muito lindo o olho de Deus, e acredito que seja o olho do senhor pois ele e onipresente e sempre olha pra nos pois estar cuidando do nosso planeta o problema que o homem destrói.

    ResponderEliminar
  3. E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu. Lucas 21:11

    Quem tem ouvidos, que ouça.

    ResponderEliminar
  4. Desculpe mas não seria a 700 anos-luz de distância da Terra? Ao invés de 700 milhões?
    http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/01/telescopio-revela-detalhes-de-nebulosa-em-formato-de-olho.html

    ResponderEliminar
  5. Desculpe mas não seria a 700 anos-luz de distância da Terra? Ao invés de 700 milhões?
    http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/01/telescopio-revela-detalhes-de-nebulosa-em-formato-de-olho.html

    ResponderEliminar