Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

25 de março de 2009

O urso polar em perigo de extinção


Urso polar: Em perigo de extinção por causa da mudança climática

O urso polar (Ursus aritimus), ou urso branco, encontra-se em perigo de extinção, devido ao aquecimento global, que afecta ao seu ecossistema, uma vez que ao derreter antes as zonas nas que caça (até 3 semanas antes do que há umas décadas), não conseguem armazenar suficiente gordura corporal para passar adequadamente o verão, o que faz que as fêmeas sejam menos férteis.

Há que referir que, desde o parto, a fêmea passa meses sem comer e amamentando à cria, o que justifica a falta de fertilidade se não conseguiu obter a gordura necessária.

E como estes animais acasalam entre Abril e Maio, mas os óvulos não são fertilizados até Setembro (implantação diferida), acontecem muitos casos de fêmeas que acasalaram mas depois não ficam fertilizadas, tendo alcançado em poucas décadas uma diminuição da taxa de natalidade do 15%.

Na última lista dos 10 principais animais em perigo de extinção por causa da mudança climática, publicada pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, em português aqui), o urso polar ocupa o primeiro lugar da lista, e indicam que, se a mudança climática continua o seu curso actual, a espécie vai desaparecer de aqui a 75 anos.

Este urso, rei do Ártico, é um carnívoro que caça e se alimenta de todo tipo de animais do seu entorno, excepto raposas e lobos, e ocasionalmente chegou a atacar animais domésticos em povoações.

Mesmo que seja raro o ataque ao homem (e esses casos correspondem quase todos a animais feridos previamente pelo próprio homem), até uns anos atrás a sua caça massiva, inclusive desde barcos e helicópteros, fez diminuir tanto o seu número que passou a espécie em perigo de extinção, pelo que se proibiu a sua caça.

Mas agora parece que volta a situar-se na mesma posição por diferente motivo.

18 comentários:

  1. é como está aonde nós iremos parar

    ResponderEliminar
  2. poha o humano não percebe que esta matando seres vivos como nos, da raiva de ver um urso polar lutando para viver, imagina uma femea com bebes!!! da vontade de manda essas pessoas que fazem mal aos bichos para o inferno! *raiva*

    ResponderEliminar
  3. eu acho que o bom é clonar eles, nos temos tecnologia hoje de engenharia genetica, ou usam isso para o bem ou para o mal!

    ResponderEliminar
  4. ameeeeii a explicaçao boa resposta para o trabalho de artes kero agradecer muito a kem escreveu isso quem foi o genio?

    ResponderEliminar
  5. trabalho de historia foi mal

    ResponderEliminar
  6. e fico muito triste pq o mundo naum pprecis acabar em 2012 ele pode acabar a qualker momento. reflitam sobre o ke gastam o ke consomem pq uma pekena açao muda tudo!!! reflitam tamb sobre a campanha da fraternidade:´´o planete geme em dores de parto´´m uuito critca nossa situaçao :(((
    tenho 11 anos
    ana

    ResponderEliminar
  7. Poxa, estou azendo uma pesquisa sobre os ursos polares e realmente.. CONCORDO COM TODOS OS COMENTARIOS!!Nos (não apenas os outros) estamos fazendo milhares de besteiras com nossa"inteligencia".Se somos tão experto pq não tentamos salvar esta espécie?Acho que este problema só será resolvido mesmo quando estes ESTUPITOS adultos morrerem e nóis que somos ainda "crianças" ficarmos no lugar deles pois assim ja teremos beeeeem mais conciencia que eles(espero....)

    ResponderEliminar
  8. PORRA EU TIREI 0 NO TRABALHO DE CIENCIAS

    ResponderEliminar
  9. Isso que dá pegar trabalho pronto, meu amigo.

    ResponderEliminar
  10. que pena gente
    eles tbm tem coraçao!!!!!!!!!!!
    de:amanda / 10 anos

    ResponderEliminar
  11. Diante da aterradora realidade do descasos continuados e da ausencia conciente dos seus administradores ambientais que nada fazem pela preservação de da biodiversidade e da vida animal em destaque o candidato a extinção em nivel acelerado como o URSO POLAR. Ficam aqui esse protesto contra a vida do planeta que aos poucos vão sendo extintas e sendo ameaçadas na escala progressiva e seus reverssos a niveis da irracionalidade e da selvageria das especies.S.O.S URSOS POLARES.Por favor acionem a conciencia do mundo para se unir contra a destruiçao de nossas especies ameaçadas.

    ResponderEliminar
  12. isto é uma tristeza. BM

    ResponderEliminar
  13. adorei tudo que vi aprendi muita coisa sobre os ursos beijos thalia de passo fundo rs

    ResponderEliminar
  14. eu presisei muito de um link que falarse de urso polar e asse o link que procurava

    ResponderEliminar
  15. Eu acho que se acabasse a poluição acabaria com a extinção de todos os animais, porque assim o gelo não derreteria
    Acho que todos deviamos ajudar...

    ResponderEliminar
  16. eu acho que os animais estão em extinção só porque tem algumas pessoas que querem destruir seu habitat natural,pois já li muitas histórias dos animais que estão em extinção pois me preoculpo com todos os tipos de animais principalmente com o Urso Polar!

    ResponderEliminar
  17. lgal acho q tiro 10 no meu trabalho

    ResponderEliminar