Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

8 de fevereiro de 2009

Titanoboa - Uma serpente com mais de 13 metros

Reconstrução da Titanoboa no seu meio

Comparação: vértebra de anaconda ou sucuri, no meio, sobre uma vértebra de Titanoboa

Numa mina de carvão em Cerrejón, localidade da Colômbia, foi recentemente descoberto o fóssil da maior cobra do mundo, com 13 metros de comprimento, e mais de uma tonelada de peso. 
Viveu á 60 milhões de anos, quando a zona era uma floresta tropical chuvosa.

Carlos Jaramillo, do Smithsonian Tropical Research Institute, e Jonathan Bloch,  do Museu de História Natural da Universidade da Flórida, organizaram diferentes escavações na Colômbia, que desenterraram os restos fósseis de uma nova espécie, à que chamaram "Titanoboa cerrejonensis" (boa gigante de Cerrejón). Durante meses, o grupo foi encontrando diferentes tipos de fósseis, até chegar à conclusão de que se tratava de uma serpente.

A descoberta da Titanoboa põe à prova nossos conhecimentos sobre os climas no passado e nos ambientes, assim como as limitações biológicas sobre a evolução das cobras gigantes, disse Jason Head, pesquisador associado do Museu Nacional de História Natural dos Estados Unidos, subordinado ao Smithsonian, e principal autor do artigo sobre a descoberta, que a revista Nature publicou recentemente.

Isso mostra toda a informação que se pode conseguir sobre a História da Terra, recorrendo ao registro de um réptil em seu estado fóssil, completou Head.

Para calcular o tamanho e o peso do ofídio, Head e David Polly, professor associado de Ciências Geológias na Universidade de Indiana, basearam seus cálculos no raio entre o tamanho das vértebras e o tamanho das cobras existentes hoje.

Os cientistas também encontraram ossos fossilizados de crocodilos e tartarugas, supostamente presas desse tipo de serpente naquela época.

Até hoje, a maior serpente conhecida tinha cerca de 10 metros, e a mais pesada 183 quilogramas, de acordo com o Smithsonian.

Sem comentários:

Enviar um comentário