Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

19 de maio de 2009

O mais diabólico: diabo-da-tasmânia


diabo-da-tasmânia

O diabo-da-tasmânia (Sarcophilus harrisii) é um mamífero marsupial carnívoro que actualmente só existe na ilha da Tasmânia. É o maior carnívoro marsupial existente na actualidade, depois da extinção durante o século XX (1936) do tigre da Tasmânia

O diabo-da-tasmânia é um animal com o aspecto de um cão pequeno, mas muito forte, com a cabeça relativamente grande, orelhas arredondadas e focinho afiado com grandes bigodes muito sensíveis. Os músculos das mandíbulas são muito fortes, e, proporcionalmente ao seu tamanho, tem a mordida mais forte de todos os mamíferos. 

Tem uma só dentição, mas que cresce, de vagar, continuamente. Apresenta uma cauda que chega a medir a metade do comprimento do seu corpo, mas que varia: Como utiliza a cauda como armazém de energia (gordura), os indivíduos doentes apresentam normalmente caudas curtas.

Outra característica pouco comum entre os marsupiais é que as suas patas dianteiras são ligeiramente mais compridas do que as traseiras, o que também ajuda ao aspecto agressivo e pujante do animal.

O pêlo é habitualmente preto, podendo ser acastanhado, e é normal apresentarem manchas brancas no peito.

Os machos, com médias de 65 cm. de comprimento por 25 de altura e 8 quilos, são maiores que as fêmeas, que têm por volta de 57 cm de comprimento, 24 de altura e 6 quilos de peso. Calcula-se que vivam em liberdade por volta de 6 anos (em cativeiro podem viver mais tempo).

O diabo-da-tasmânia é um predador nocturno ou crepuscular, e caça wallabees (uma espécie de cangurus pequenos), coelhos, ovelhas, pássaros, insectos, sapos, serpentes, e todo animal que consiga apanhar, mas a maior parte das vezes come animais mortos que encontra (necrofágia). 

É muito voraz: come aproximadamente 15% do seu peso por dia, mas, se tiver oportunidade, pode chegar a comer 40% do seu peso em 30 minutos. Devora as presas completas: carne, ossos, órgãos internos e pele. 

Habitualmente é solitário, e, se se encontrarem vários junto a uma presa ou uma carcaça, ficam extremamente agressivos, ferindo-se profundamente uns aos outros, ao mesmo tempo que lançam fortes grunhidos, guinchos e latidos, assim como um forte e muito desagradável cheiro.
  
Este animal foi caçado na Tasmânia por causa do perigo para o gado (ovelhas), até 1941, em que passou a espécie protegida, e recuperou bastante. 

No entanto, nos últimos anos, tem havido um surto de uma doença específica deles, que causa tumores em volta da boca (o que os impede de comer e morrem a fome), que está a dizimar a espécie. Apesar das medidas que estão a tomar, é possível que ainda venha a ser declarada por este motivo espécie em perigo de extinção

Pode obter informação adicional em inglês no site de parques e vida selvagem da Tasmânia, onde pode ouvi-lo e ver um pequeno vídeo , ou no site da National Geographic, ou ainda ver um documento sobre o mesmo do governo australiano em formato PDF .

9 comentários:

  1. bondia, por favor, gostava de saber qual é a força da mordida:do diabo da tasmania e da chita e do glutao ? ( cavacojose@yahoo.fr ) muito obrigado. test força mordida: leao:313kg e 426kg; lycao:144kg; lobo: 150kg e 183kg(406lib); pastor belgo:88kg; pastor all:108kg; USA.buldog:138kg; tosa-inu:251kg; hyena:360kg a 453kg; alligator:964kg e 1300kg; crocodilo:2500libras e 5000libras(2226kg).

    ResponderEliminar
  2. Anónimo, não possuo esses dados em concreto, mas com certeza deve poder procura-los na internet. Se os encontrar, ponha-os aqui, se quiser, que poderão servir a todos os visitantes.

    ResponderEliminar
  3. Vi em um sitio internet , que no progama : dangerous encounters 2(national geographic TV), A força da mordida de um diabo da Tasmania foi testada a 395livras = 178kg de pressao ! Essa informaçao parece-me até séria ! No mesmo programa foi testado a força da mordida d'outros animais: lobo:406L = 183kg(mordida defensiva) ; varao do Nil: 55L = 24kg ; medio pitao seba: 32L = 14kg ; tubarao(nurse shark): 650L = 294kg ; grande crocodilo do Nil: 5000L = 2265kg ; papagaio ara: 167L = 75kg / Num estudo USA ( bite force carnivora North-America) , foi concluido depois de uns estudos sobre muitos cranios de varios carnivoros da America do Norte , que as médias maximas da força de mordida sao : lobo: media maxima: 225kg(max: perto de 300kg) ; puma: m.m: 131kg(max: uns 155kg) ; glutao: m.m: 84kg(max: uns 110kg) ; coyote: m.m: 68kg(max: uns 100kg) ; urso preto: m.m: 216kg(max: entre 300kg e 400kg) / Para mim uma chita macho tem uma força de mordida de mais o menos 100kg de pressao !

    ResponderEliminar
  4. ola gostava de saber qual a sua locomoçao se faz favor e urgente pode ser para hoje ou para amanha
    Muito obrigado pela sua ajuda

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de saber sobre a anatomia interna e externa do Diabo da Tasmânia !.

    ResponderEliminar
  6. Olà Paty , a minha locomocao é um docomentario na National Geographic , sobre a força da mordida de animais ( tambem pesquitei nos trabalhos dos excellentes Brady Barr , Gregory Erickson , kent Vliet , Daniel Huber e Stephen Wroe !) Se quizerem mais informaçoes sérias sobre a força de mordida de animais e caes , escrevam simplesmente: force de morsure / machoires , e vao ter varios testes de força de mordida de animais selvagens e caes , que eu escrevi num forum !

    ResponderEliminar
  7. a mordida do diabo o que devemos fazer depois que ele nos morde?
    de victoria e giovana

    ResponderEliminar
  8. Esse animalzinho é fantastico.

    Cassio Leote de Abreu

    ResponderEliminar