Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

1 de fevereiro de 2009

Mimetismo: Tipos e exemplos (II)






Mimetismo, que usei como palavra genérica, na realidade corresponde aos animais que tentem parecer-se com outros animais, já seja como defesa ou para poder mais facilmente atacar a presa, ou ainda com fins reprodutores.

Os mimetismos de defesa são aqueles em que os animais tentam parecer-se a outros de mau
gosto, perigosos, venenosos ou agressivos, para não serem atacados, tal como a borboleta que se assemelha a um mocho ou a cobra do leite, que parece que se assemelha a um mocho ou a cobra do leite, que parece uma cobra coral (terrivelmente venenosa), sendo ela inofensiva.

Os mimetismos de ataque correspondem a animais predadores
que adoptam um aspecto parecido ao da presa para se puderem aproximar sem serem descobertos, como a aranha que se assemelha a uma das formigas que conformam a sua alimentação.

Os mimetismos reprodutores aparecem mais tipicamente em plantas, com flores ou partes delas que se assemelham à fêmea de um insecto, com o intuito de que o macho se pouse e acabe por fertilizar a planta.

Ainda, existe a camuflagem, em que os animais tentam não se diferenciar do meio em que vivem, confundir-se com ele, sendo que
também este comportamento é também válido tanto para defesa como para ataque.

Divide-se também a camuflagem em 2 tipos diferentes: homocromia (semelhança com o meio pela cor, tipicamente o
camaleão) e homotipia (semelhança com o meio pelo aspecto, como o bicho-pau ou o bicho-folha).

Tente discernir, nas imagens acima, quais correspondem ao mimetismo, quais à camuflagem, e quais são de defesa ou de ataque. É um bom exercício.


12 comentários:

  1. É super d++++ todos esses desenhos sao mara.......
    ADOROOOOOOOOO.......

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que o polvo é o animal mais impressionante em termos de mimetismo. Ora consegue tornar-se invisível, ora consegue imitar os movimentos de outros animais marinhos como cobras marinhas, linguados, entre outros. Postem mas é mais sobre cefalópodes, viva aos cefalópodes!

    Hatecraft, http://hatecraftld.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. l
    e
    g
    a
    l!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! bjs

    ResponderEliminar
  4. amei muito tudo isso muito legall!

    ResponderEliminar
  5. olá escritor... mimetismo é quando um animal ou planta tenta se parecer com outro ANIMAL e vc colocou um pouvo que se parece com a areia(q n eh animal) e uma rã(ou sapo,nunca entendi do assunto...)que se parece com as pedras, ou seja vc confundiu mimetismo com camuflagem...

    ResponderEliminar
  6. Adorei :D tá de parabéns .

    ResponderEliminar
  7. FACÇÃO GAROTÃO MÔ FIO. SUSSEGADO SUJEITO HOMEM CARA DE SAPO, TUMASTE OS HOMEM E AINDA TEM AMEIXA.

    ResponderEliminar
  8. ALÔ GALERA DA 96 UM ABRAÇO PARA TODOS OS NOIADOS AQUELE VELHO FININHO PRO XANDY.

    ResponderEliminar
  9. Bem ligal mesmoo amei me ajudou muiitoo.. Bjs

    ResponderEliminar
  10. isso era o q eu precisava

    ResponderEliminar