
Rã dardo venenoso dourada, Phyllobates terribilis, o animal mais venenoso do mundo
Se falamos de animais venenosos, lembrámo-nos rapidamente de

serpentes, aranhas e escorpiões.
Temos exemplos claros disso mesmo, como a serpente taipan, da Austrália, a mais venenosa do mundo: uma mordidela sua tem suficiente veneno para matar até 100 pessoas.

poucas horas, ou o escorpião perseguidor da morte, africano, que causa a morte com bastante probabilidade.
No entanto, outros animais não tão relacionados por nos com o veneno podem concorrer com estes, como o

um bonito animal com neurotoxinas mortais, cuja mordedura quase não se nota, até sentirmos os músculos relaxados, e deixarmos de respirar...

Ou a vespa-do-mar, uma alforreca ou medusa, do Pacífico, mais fácilmente encontrada perto da Australia, com tentáculos de até 3 metros, e que mata a uma pessoa em... 2 minutos!
Ou o peixe pedra, sempre escondido, mal se vê, na costa australiana onde mora, entre os corais, mas com 13 espinhas

que, por contacto, matam qualquer animal que se aproxime o suficiente. Incluídos os humanos. Parece que de facto Australia é um bom lugar para animais venenosos. Este peixinho é o segundo mais venenoso dos apresentados até agora, só superado pela taipan.

Mas, em primeiro lugar, mais venenosa que os outros todos, temos uma rãzinha, a dardo venenoso dourada, da América central e do Sul, com um venenozinho na pele que é obra: duas microgramas, que cabem na cabeça de um alfinete, matam por contacto (por contacto, não é necessário ingerir) um mamífero médio o grande. Ou seja, uma vaca, ou uma pessoa.
Fala-se de casos de cães e galinhas que morreram por ter passado por cima de folhas pelas que tinha passado a nossa rã. Com 2 centímetros e meio de tamanho, calcula-se que tem veneno suficiente para matar 1.500 pessoas. Sabem de onde vem o seu nome? Os indígenas passam as pontas das suas setas ou dardos por cima dela, pela sua pele, para depois caçar com estas setas envenenadas.
É pequena e bonita, mas, quem namora com ela?
o engraçado é que os mais venenosos, são sempre os mais bonitos!
ResponderEliminarclaro que nisso se ocultam mecanismos evolutivos profundos que garantiram a sua sobrevivencias...
Tomei a liberdade de linkar voce;)
Geralmente são pelo menos de cores muito apelativas: Uma vez que são venenosos, desde que o sejam para se defender, têm toda a conveniência em ser bem vistos pelos outros, para que os outros se afastem em vez de os "comer por engano"!
ResponderEliminarFez muito bem em tomar a liberdade! ;)
Sabes me dizer em quantos segundos um ser humano morreria só com o toque da: "dardo venenoso dourada"?
ResponderEliminarObrigado. :)
O post está excelente! ;)
Bem-vindo, Paulo Mota. Não consigo dizer, mas deve ser bastante rápido, uma vez que as toxinas paralizam o sistema nervoso, impedindo as comunicações entre neuronios. O que sim foi calculado é que a quantidade de toxina que produz, uma miligrama por cada rã, é suficiente para matar umas 15 pessoas (ou seja, 15.000 pessoas por grama, ou uma quilograma da toxina poderia servir para matar 15 milhões de pessoas...). Agora, o tempo, dependerá da quantidade de toxina (só tocar até pode não matar, esfrega-la é morte certinha e rápida...).
ResponderEliminarEspero que esta informação te sirva.
Bom adorei seu blog mais acho que sobre a rã-dardo-dourada para ser envenenado presisa ter um corte ou ferimento nem que seja microscopico nao?
ResponderEliminarEu creio que so o contactor nao possar emvener.
quero a respota ok.VOLTO outro dia para vela
A uma curiosidade que a rã-dardo-dourada carega seus girinos nas costas mas so nao se: POQUE e nem do que eles se alementao!!!! a e nao se esqueça de responder a minha minha outra pergunta se so e emvenenado se tiver um corte e o veneno entrar na corrente sanguinia.
ResponderEliminarExiste antidoto contra o veneno da rã-dardo-dourada?
como o nome de pelumenos 2 toxinas das 100 presentes na rã-dardo-dourada.
ResponderEliminarEXISTE algun atidoto para envenamento feito por ele a diminutiva rãn-dardo-dourada?
Bem legal... alguns eu já sabia, mas outros nem imaginava... ;)
ResponderEliminarNo reino animal as cores fortes indentificam perigo, pois a tornam bastante visíveis, como as cores falassem "fique longe de mim"
ResponderEliminar