Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

25 de fevereiro de 2010

Mammatus e Asperatus: As nuvens impossíveis


Nuvens do género Undulatus Asperatus, ou, abreviadamente, Asperatus

Toda a gente sabe o que são as nuvens. E também que há diferentes géneros de nuvens. Mas há alguns tipos especiais de nuvens, diferentes, engraçadas, especiais de alguma maneira, e não tão conhecidas. Destaco agora 2 tipos de nuvens, que não o são totalmente:

De inicio, as nuvens mammatus, que na realidade não são um tipo de nuvens, mas uma formação especial que pode acontecer nelas, devido a correntes de ar descendente. Descobri-as já há algum tempo, não me lembro de onde, e tinha-as um pouco esquecidas.




Diversas fotografias de Mammatus

Depois, um outro género recentemente catalogado, ou nem por isso, na realidade, porque ainda discutem se realmente é um novo género de nuvem ou não, as asperatus. Estas últimas tinha-as visto já em Ojo Científico, e quando recentemente La Aldea Irreductible lembrou-me delas, decidi compartir umas e outras com vocês também aqui.




Diversas fotografias de Asperatus

Por tanto aqui ficam. Todas as fotografias vieram da Appreciation Cloud Society, um lugar de culto para quem goste mesmo de nuvens, e que eu vos recomendo: Há centenas de fotografias espectaculares de todos os géneros e feitios. Passem por lá.