O Instituto Internacional para a Exploração de Espécies da Universidade Estatal do Arizona (Arizona State University, ASU) dos Estados Unidos, junto com um comité internacional de taxónomos (que são os científicos encarregados de catalogar as espécies), determinaram quais são para eles as 10 espécies mais estranhas, ou invulgares de alguma maneira, de entre as novas espécies (alguns milhares) descobertas no 2008. As espécies em causa, com fotografías obtidas da ASU, são:
1-Uma palmeira que floresce até a morte: Tahina spectabilis
Esta planta gigantesca só existe numa pequena zona do noroeste do Madagáscar, existindo menos de 100 indivíduos. Cresce, e depois forma uma inflorescência enorme, e depois seca e morre.
2-Um bicho-pau muito comprido: Phobaeticus chani
É o mais comprido de todos os insectos encontrados até agora. O seu corpo mede 35,6 centímetros, e, incluindo os pés, atinge os 56,7 cm.
3-Um cavalo (marinho) realmente pequeno: Hippocampus satomiae
Este cavalo marinho, encontrado nas águas da zona indonésia de Borneu, é o mais pequeno descoberto até agora, com 13,8 mm. de comprimento médio, e uns 11,5 mm. de altura normalmente.
4-Uma serpente minúscula: Leptotyphlops carlae
Esta serpente é a mais pequena encontrada até a data, medindo o exemplar adulto 104 mm. de comprimento.
5-A lesma fantasma: Selenochlamys ysbryda
Esta lesma foi encontrada em zonas densamente povoadas, no País de Gales, e o mais característico são os seus dentes com formato de folha, de meio milímetro de comprimento cada um.
6-Um caracol muito enrolado: Opisthostoma vermiculum
Este caracol não segue as espirais logarítmicas típicas, nem o facto de apresentar as espirais num máximo de três eixos, como os outros, mas retorce-se sobre quatro eixos, e ainda se enrola e desenrola várias vezes.
7-O peixe mais visto: Chromis abyssus
Este peixe baseia a sua originalidade em que fazia parte das primeiras novas espécies classificadas no 2008, o que fez com que seja a nova espécie do 2008 mais vista pelos internautas.
8-O vertebrado vivíparo mais antigo: Materpiscis attenboroughi
O fóssil deste peixe foi um raro achado, que permitiu descobrir a uma mãe a parir há uns 380 milhões de anos.
9-O descafeinado natural: Coffea charrieriana
Esta é a primeira planta de café conhecida que não tem cafeína. Já se está a estudar a possibilidade de cultiva-la para obter café descafeinado natural.
10-E, finalmente, a bactéria enlatada: Microbacterium hatanonis
Esta microbactéria extremófila foi descoberta por investigadores japoneses dentro de latas de spray para o cabelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário