Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

23 de junho de 2010

TanDEM-X e TerraSAR-X: Novo mapa da Terra em 3D

Simulação de funcionamento do TanDEM-X e TerraSAR-X


O 21 de Junho lançou-se o TanDEM-X, um satélite de observação da Terra que, conjuntamente com o seu gémeo, TerraSAR-X, lançado em 2007, vão obter um mapa em 3 dimensões da Terra com uma precisão muito superior às que anteriormente existiam.


Entre os dois satélites, que circularão a 514 quilómetros de altitude e separados tão só por umas centenas de metros (entre 250 e 500 metros), obterão um mapa 3D da Terra homogéneo, com uma precisão inferior a 2 metros. Durante 3 anos, vão percorrer várias vezes a superfície completa da Terra, obtendo um mapa 3D dos 150 milhões de quilómetros quadrados que compõem a superfície do nosso planeta, com o detalhe indicado, muito superior a qualquer outro existente anteriormente.




Ainda, a tecnologia utilizada, interferómetro radar de alta resolução de abertura sintética (SAR), permite obter imagens da superfície independentemente das circunstâncias climatológicas, perpassando através das nuvens e gases, e sendo independentes da luz ambiente.


Para conseguir estas imagens, os dois satélites devem estar muito próximos um do outro (o que é um grande repto para os controladores), e um deles a enviar pulsos de micro-ondas constantemente à superfície da Terra, ao mesmo tempo que os dois funcionam como receptores do sinal repelido, para obter assim as imagens com a resolução indicada.


Este projecto foi desenvolvido pelo Instituto de Micro-ondas e Radar do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) em Oberpfaffenhofen, Baviera, em parceria com a empresa espacial europeia Astrium GmbH, e prevê-se que a utilização científica dos dados seja gerida pelo DLR, enquanto que a comercialização a terceiros interessados deve ser encomendada a Infoterra, uma filial de Astrium especializada no processamento de dados de satélites e aviões.


As possíveis aplicações são muitas, desde o apoio ao voo ultra baixo de aviões militares até a ajuda na verificação de danos em terramotos, entre outras.


O custo total da missão ascendeu até 165 milhões de euros, dos quais o centro DLR investiu 125 milhões e Astrium 40 milhões.


Podem-se ver aqui e aqui dois vídeos e mais explicações.


Visto inicialmente na BBC

1 comentário: