Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

23 de julho de 2009

Nanotecnología ibérica

Maqueta do Laboratório Internacional de Nanotecnología em Braga


Foi inaugurado recentemente um novo laboratório internacional de nanotecnología, em Braga. Este centro, INL (pelas siglas em inglês), pretende ser um centro dinamizador do melhor que se faz na nanotecnología a nível mundial, incorporando 200 científicos de varias nacionalidades.


O INL responde a uma iniciativa ibérica, sendo que a Espanha e Portugal co-financiam o instituto, mas já indicaram que se encontram abertos a novas parcerias, assim como à incorporação de científicos de qualquer parte do mundo.


A importância do INL vem dada desde logo pela inauguração, que juntou em Braga ao Presidente, Rei, Primeiros Ministros e Ministros de Ciência dos 2 países.


É de facto destacável a iniciativa, de dois países que partilham uma deficiência crónica em tecnologia avançada, e que pensam que esse deve ser o caminho para o futuro. Ambos possuem poucas empresas com tecnologias de ponta, em ambos casos há algumas que fazem parte do que de melhor se faz no mundo nas suas áreas, mas continuam em ambos os casos a ser excepção num tecido empresarial geralmente menos evoluído do que seria desejável.


Ainda, esta iniciativa promove a cooperação mais estreita entre a Espanha e Portugal, o que faz todo o sentido sendo como são povos relativamente semelhantes entre eles, em relação ao resto da UE, tanto nos seus modelos produtivos como nas suas culturas e vivências, inclusivamente históricas.


O INL vai desenvolver projectos de investigação e desenvolvimento, fundamentalmente seguindo quatro grandes linhas: nanomedicina, meio ambiente e controlo alimentar, nanoelectrónica e nanoequipamento e maquinaria.


Esperemos que seja uma das muitas parcerias que se venham a desenvolver, para bem da península Ibérica.


Alguns dos muitos lugares onde se faz referência ao evento são: no site da UMIC (pt), em El País (es), em Cienciapt.net (pt) ou em EuropaPress.es (es)

Sem comentários:

Enviar um comentário