Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

3 de julho de 2009

A planta mentirosa

Folha comida por larvas (esquerda) e outra variegada pela própria planta (direita)


Encontraram no Equador uma planta, Caladium steudneriifolium, que finge estar doente para enganar os seus predadores.


Os insectos cujas larvas comem as suas folhas preferem as folhas saudáveis e verdes para pôr os seus ovos, uma vez que as folhas variegadas (com aspecto de doentes, com manchas e riscos) devem ter menos nutrientes, porque já devem ter sido comidas por outras larvas(as manchas produzidas pelas larvas quando comem as folhas são muito parecidas a esta variegação).


Na teoria isto é mesmo assim. Na prática, esta planta simula a doença, apresentando variegação nas folhas, conseguindo assim não sofrer o ataque dos insectos.


Sigrid Liede-Schumann e os seus colegas Ulf Soltau e Stefan Dotterl, da Universidade de Bayreuth na Alemanha, estavam a investigar a vegetação nessa zona do Equador quando repararam que algumas Caladium steudneriifolium verdes viam-se muito atacadas pelos insectos, enquanto outras da mesma espécie, que apresentavam variegação, apenas estavam infectadas.


Fizeram experimentos para comprovar isto, como pintar algumas folhas simulando variegação, e, após 3 meses de estudo, chegaram a este surpreendente resultado: Apesar de que na teoria a variegação é desfavorável para a planta, uma vez que reduz a superfície disponível para fazer a fotossíntese, na realidade, o dano produzido pelos insectos nas folhas verdes é mais prejudicial ainda, sendo que portanto a variegação representa uma vantagem evolutiva nas zonas onde existam estes insectos.


Este descobrimento foi publicado no número de Março da revista Evolutionary Ecology.


Ver mais na BBC

Sem comentários:

Enviar um comentário