Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

24 de julho de 2009

Tucano: O bico refrigerador



O bico do tucano, um "ar condicionado" da natureza


Os tucanos, como toda a gente sabe, possuem um bico grande, muito grande. Aliás, é, proporcionalmente, o maior bico de todas as aves, podendo atingir um terço do tamanho do animal todo.


Já se tinha investigado o motivo, a utilidade do bico. Poderia servir para atrair aos elementos do outro sexo, como alertas visuais, para descascar frutos...  


Uns investigadores, da Universidade Estadual de São Paulo, no Brasil, e da Universidade Brock, em St. Catharines, Ontário, no Canadá, descobriram o motivo real do tamanho do bico do tucano: Serve para manter a temperatura corporal.


Filmando tucanos com câmaras de infravermelhos (onde se pode "ver" a temperatura) descobriram que os tucanos podem variar a temperatura do seu bico entre 10º e 35º centígrados, graças à rede de vasos sanguíneos que percorre interiormente a grande superfície do bico. Ao aquecer o ambiente exterior, o bico demora poucos minutos em aquecer também. Ao arrefecer o exterior, também o bico arrefece, para não perder tanto calor, bastando para isso diminuir o fluxo sanguíneo nessa zona.


Assim, tal como as nossas glândulas sudoríparas, ou a língua dos cães, ou mais precisamente como as orelhas dos elefantes e dos coelhos, serve para perder calor quando é necessário.


E, agora, graças a este estudo, publicado em Science, sabemos que não só serve para estabilizar a temperatura corporal, como que o faz de uma maneira extremamente eficiente.


Esta noticia foi inicialmente lida em Hypescience, e pode ser ampliada também na BBC.

3 comentários:

  1. Olá a todos, e obrigado pelos comentários que foram deixando. Acabaram as férias, e vou tentar por tudo em ordem quanto antes.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. qual o tamanho da lingua de un tucano ?

    ResponderEliminar
  3. Quero sabe qual é comprimento do bico do tucano
    Espero a resposta em 5 minutos
    Obrigado pela atençao

    ResponderEliminar