Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

23 de setembro de 2009

Rebuçado de alforreca gigante


Echizen Kurage (Nemopilema nomurai), a alforreca para fazer rebuçados



Japão tem há alguns anos um problema com uma espécie de alforrecas, a alforreca de Nomura, ou, como lhe chamam os japoneses, echizen kurage (Nemopilema nomurai). Esta alforreca é uma das maiores do mundo, pode chegar a pesar 200 quilos e medir mais de 2 metros de diâmetro, e ultimamente converteu-se num verdadeiro problema para os pescadores japoneses, ao aparecer em grandes quantidades nas redes de pesca, contaminando os peixes com as toxinas dos seus tentáculos.




Entre as medidas tomadas para paliar esta praga, destaca a ideia de alguns estudantes do Instituto das Pescas de Obama (cidade do Japão) (o site está em japonês, mas quem perceba e queira ir ver...). Estes estudantes desenvolveram um rebuçado a partir destas alforrecas: Açúcar, amido e pó de alforreca, obtido de cozinhar as alforrecas até obter uma pasta espessa, que secam e moem. Segundo dizem, apresenta um sabor doce e salgado em simultâneo.


Para obter os primeiros rebuçados, utilizaram as echizen kurage que ficaram retidas nas redes dos pescadores da baía de Wakasa, na zona de Fukui, uma das mais afectadas pela praga.



E, como alguém tem de os comer, não há melhor do que procurar a quem não tem alternativas: Ofereceram-os à Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA), para que os incluam como aperitivo nos menus dos astronautas. A proposta pareceu-lhe curiosa à agência, e decidiu enviar um representante ao instituto para avaliar os rebuçados.


Talvez cheguemos ainda a ver que as alforrecas passam de praga a espécie protegida, se os rebuçados têm muito êxito.


Visto em Muy Interesante e no Tentáculo cor-de-rosa

Sem comentários:

Enviar um comentário