Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

14 de setembro de 2009

Uma língua especial



Cymothoa exigua, parasita que substitui a língua nos peixes


Há um isópode, Cymothoa exigua, que é um parasita de peixes, mas de maneira bastante especial:


Este parasita é o único caso conhecido de um parasita que substitui com êxito e sem dano aparente para o hospedeiro um órgão do mesmo: Entra pelas guelras, segura-se à língua do peixe e bebe da artéria que fornece a alimentação à mesma. Assim, a língua vai-se atrofiando pela falta de alimento, até que chega a desaparecer completamente e o isópode a substitui, ligando-se aos músculos da boca (tal como estava a língua). 


O parasita não compete pelo alimento do peixe, pelo contrario, alimenta-se do seu rego sanguíneo e das suas mucosidades, pelo que pode funcionar, sem danos para o peixe, como a sua própria e original língua.


É só isso: Um organismo vivo, faz de "órgão" (língua) de outro, mantendo-se tudo a funcionar correctamente. Que se saiba, não há parasitas de humanos semelhantes. Ainda bem, não é?


O Cymothoa exigua é típico do Golfo da Califórnia, mas está a expandir-se agora por outros mares, tendo sido já encontrado em pargos do norte da Europa (e, segundo alguns pescadores, não só...).


Lido em Muy Interesante

Sem comentários:

Enviar um comentário