Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

3 de junho de 2009

Tomates encapsulados para o colesterol


Cápsulas de Ateronon, tomate contra o colesterol

A empresa de biotecnologia britânica Cambridge Theranostics desenvolveu uma pílula feita com extractos de tomate, que parece ser extremamente benéfica na redução do colesterol LDL (Low-density Lipoprotein, o que normalmente conhecemos como colesterol mau).

Estas pílulas, baptizadas com o nome de Ateronon, são comercializadas como suplemento alimentar, indicando que contém um ingrediente activo da dieta mediterrânica.

Este ingrediente na realidade é o licopeno, um carotenóide responsável pela cor vermelha do tomate e da melancia, que também existe em outros vegetais, mas em menores quantidades. No caso, é extraído do tomate.

Já se sabia que o licopeno é um forte antioxidante, muito benéfico para a saúde também por outros motivos, como a sua importância contra alguns cancros, ou retrasando o envelhecimento das células. Ainda, é usado como corante na indústria alimentar, sendo apreciado por não se diluir em água e ser natural (na União Europeia é o E-160d).

A explicação que dão para o êxito da sua fórmula, é que o licopeno em estado natural encontra-se formando grandes cristais, que não podem ser absorvidos pelo nosso organismo. E os científicos de Cambridge Theranostics encontraram uma maneira de quebrar esses cristais, fazendo com que o licopeno das pílulas seja facilmente absorvido, podendo assim beneficiar-nos dos seus saudáveis efeitos.

A recomendação do fabricante é uma cápsula por dia, e, segundo os resultados obtidos até agora nos estudos, a sua eficácia é superior à das estatinas, as substâncias normalmente recomendadas até agora para reduzir o colesterol 

Ver mais no Jornal da Ciência

Sem comentários:

Enviar um comentário