Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

21 de julho de 2009

Libélulas migratórias: 15.000 Quilómetros de viagem

Pantala flavescens, a libélula que realiza a maior migração dos insectos


Foi encontrada a maior rota de migração de insectos conhecida até agora: Milhões de libélulas Pantala flavescens (também há representantes de outras espécies, mas quase todas são desta) migram desde o sul da Índia até África, passando pelas Maldivas e pelas Seychelles.


O biólogo Charles Anderson publicou informação sobre esta migração recentemente em Journal of Tropical Ecology, uma prestigiosa revista científica.


Segundo as suas investigações, estes insectos aproveitam os ventos dominantes na época imediatamente anterior ao monção (os habitantes das Maldivas interpretam a chegada das libélulas como o anúncio da iminência dos monções) para  iniciar uma grande migração procurando zonas húmidas onde se poderem reproduzir.


Durante a viagem chegam a atingir altitudes superiores aos 6 quilómetros (mais do que nenhuma outra espécie conhecida), e a viagem completa de ida e volta supõe 4 gerações de libélulas.


É extraordinário o facto de que, tendo havido registos anuais da aparição das libélulas nessas zonas, no entanto desconhecia-se e nunca se tinha estudado a sua procedência, porque não parecia credível uma viagem transoceânica dessa magnitude para as libélulas.


Noticia desenvolvida na BBC.



10 comentários:

  1. Muito interessantes as informações sobre as libélulas voadoras. Vou linkar esse texto em um blog para estudantes de Biologia.

    ResponderEliminar
  2. Mural da Biologia, agradeço as suas palavras e o link, e volte sempre que desejar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a passar por aqui milhares delas à mais de duas horas, todas no mesmo sentido.
      Portugal, 20 de Outubro.

      Eliminar
  3. Boa tarde gostaria de divulgar uma acontecimento que nunca em meus 43 anos de vida tinha visto ou ouvido falar , No dia 24/02/2010 avistei uma nuvem escura se deslocando em direção a minha casa , parecia um enxame de abelhas porém muito mais encorpado , então verifiquei que seriam Libelulas uma quantidade inimaginável , tenho por base uma ideia que este enxame tinha aproximadamente uns 500metros de largura uns 300 metros de altura e demorou 12 minutos para passar todos os insetos e a aglomeração era muito desa muitos insetos por metro quadrado

    Isso aconteceu em Jundiaí S.P no dia 24/01/2010 as 17:10 e o rumo era o Norte

    Gostária de saber se isso é normal .

    Muito obrigado.

    Amarildo

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, hoje, aproximadamente às 10:30h passou por Itapema-SC, mais precisamente na Meia Praia, uma grande nuvem de Libelulas, que voavam em direção ao nordeste, creio que devido as condições de nosso literal que é bastante sinuoso. Fato ocorrido em 15.02.2010.
    Julio Cezar

    ResponderEliminar
  5. Tielle Eurico

    Gostaria de comentar que o mesmo fato ocorreu hoje próximo a minha casa aproximadamente as 18:30hs na Zona Leste de SP. Fiquei muito intrigada com o fato, tive que vir pesquisar e vi que já ocorreu em outras partes do Brasil. Muito interessante!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo, Julio e Roge e Tielle Eurico, de facto, estes voos de conjuntos grandes de libélulas não são muito infrequentes, e são espectaculares. O infrequente do artigo deste blog não é o facto de voarem em conjunto, mas a quantidade de animais envolvidos e, especialmente, a distância da migração, 15.000 quilómetros.

    ResponderEliminar
  7. Olá Pessoal, entrei para comentar que o mesmo fato ocorreu aqui no sul de minas. Hoje mais ou menos às 17:10h e duas semanas atrás no mesmo horário, onde elas seguiam em direção ao Norte. Bom, acredito que este comportamento faça parte do ciclo de vida destes insetos e este evento ocorra todos os anos. O fato é que quando percebemos a Natureza ao nosso redor ficamos deslumbrados com as belezas que ela nos oferece e passamos a dar mais importância às coisas simples da vida. "A Beleza só existe quando alguém para pra observá-la." Izak

    ResponderEliminar
  8. Hoje por volta das 15:30 da tarde em Santo André avistei uma nuvem preta que se deslocava eram libelulas um enxame muito grande, coisa que jamais havia presenciado, demorou uns 15 minutos para passar, fiquei com muito medo.

    ResponderEliminar
  9. Nesse momento está passando sobre meu quintal aqui em Araraquara SP, há mais de duas horas libelulas pequenas, voando em direção ao norte.

    ResponderEliminar