Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

6 de maio de 2009

Novo creme para ter a pele de um recém nascido


Bebé recém nascido

Os bebés têm a pele lisa e suave. Mas passaram 9 meses no útero, num meio líquido. Os adultos, depois de pouco tempo dentro de água (no banho, na piscina...) apresentam a pele enrugada e com mau aspecto.

Os bebés, ainda, durante esses nove meses estão a desenvolver a pele, criando um sistema equipado para os defender de um mundo frio e seco, povoado por incontáveis bactérias. Qual é o secreto?

É o vérnix caseoso, um género de creme que cobre a sua pele antes e ainda depois do nascimento, composta por uma mistura de secreções das glândulas sebáceas do feto e de células epiteliais (células da pele do próprio feto) mortas. Esta substancia não só protege a pele da humidade do líquido amniótico antes do parto, mas ainda continua depois a proteger a pele do bebé, inclusive curando-a ou regenerando-a quando é necessário.

A professora Joke Bouwstra, da Universidade de Leiden na Holanda, e o seu colega Robert Rissmann produziram recentemente una versão sintética deste creme, com a mesma estrutura e propriedades únicas do vérnix caseoso.

Este novo creme não só se pretende que ajude a que os bebés prematuros desenvolvam a protecção essencial contra as mudanças de temperatura, a desidratação e as infecções, mas também que possa beneficiar pessoas que sofrem de determinadas doenças cutâneas.

Para obter o creme sintético, observaram ao pormenor o vérnix caseoso, principalmente a partir de medições de difracção de raios X realizadas no ESRF (European Synchrotron Radiation Facility), com as que conseguiram determinar os diferentes tipos de lípidos e as proporções nas que devem apresentar-se, assim como o tamanho, formato e grau de humidade apropriado para as células epiteliais mortas.

Descobriram também que os lípidos, que formam as típicas esferas em meio aquoso, com a parte hidrófila (solúvel na água) virada para fora e a hidrófoba para dentro, ao ter diferentes comprimentos de molécula (porque há vários tipos de moléculas lipídicas), reorganizam-se em função das mudanças de temperatura, tendo portanto várias configurações possíveis, o que explica também as diferentes funções que cumpre dentro e fora do útero.

Já se realizaram as primeiras provas com o vérnix caseoso sintético, e segundo os científicos tem um grande potencial para tratamentos de pele danificada e pouco desenvolvida (bebés prematuros). O seguinte passo será comprovar os benefícios deste creme no tratamento de pele adulta doente ou danificada, ou simplesmente no cuidado de pele saudável.

Ver mais no ESRF

Sem comentários:

Enviar um comentário