Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

5 de maio de 2009

As catacumbas romanas em 3D


Uma das gravuras que se podem ver na catacumba de Santa Domitila, em Roma

As catacumbas romanas, onde cristãos, judeus e pagãos enterravam os seus mortos no século segundo antes de Cristo, para fugir dos romanos que proibiam estes ritos, nunca foram expostas às multidões na sua totalidade. Só uma pequena parte, uns 500 metros, podem ser visitados, por questões de segurança.

No total, há mais de 40 catacumbas, com um cumprimento total de 170 quilómetros, das que até agora só se dispunha de mapas feitos à mão.

Agora, num projecto que já leva 3 anos, uma equipa de 10 arqueólogos, arquitectos e engenheiros informáticos italianos e austríacos, conseguiram imagens tridimensionais a partir de scanners laser.

Mesmo assim, por enquanto só conseguiram gravar a catacumba de Santa Domitila, nos arredores de Roma. Esta é a maior de todas, com 15 quilómetros de comprimento, repartidos em vários andares.

Isso sim, conseguiram um resultado espectacular: Juntando os dados obtidos pelo scanner com fotografias tomadas também ali (para obter as cores reais), o resultado é poder navegar no computador, passar de umas salas a outras, fazer zoom em qualquer ponto, para ampliar ou para diminuir... é quase como estar ali.

Por enquanto não têm planos para registar as outras catacumbas, mas tencionam disponibilizar boa parte do seu material actual ao público com brevidade.

Para já, podem apreciar o trabalho neste vídeo obtido do site da BBC, ou aceder ao mesmo para completar a notícia.





Sem comentários:

Enviar um comentário