Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

3 de maio de 2009

Youtube ajuda a parir


A feliz família Stephens, depois do parto ajudado pelo Youtube

Sucedeu na Inglaterra: Jo Stephens estava prestes a ter o seu quarto filho. O seu marido, Marc, como devem de fazer muitos outros, tinha procurado vídeos sobre partos no Youtube.

E aconteceu que o parto apresentou-se de repente, ao acordar Jo nota que tem contracções a cada cinco minutos. Tinham pensado ter o bebé em casa, e portanto chamam à parteira. Respondem-lhes que estão muito ocupados, e que devem chamar uma ambulância. Ligam, mas demora a chegar e apresenta-se o parto. O quê que podem fazer?

A solução: rever algum dos vídeos do Youtube, e pôr mãos à obra. Segundo Marc, Os vídeos tranquilizaram-me. Pode ser que conseguisse desenrascar, mas os vídeos fizeram que fosse muito mais fácil.

E o menino nasceu saudável e feliz ajudado a sair pelo seu pai.

Uma bonita história, quase anedótica, que no entanto nos deixa uma reflexão: Até onde é que chega a influência do Youtube, ou da Internet no geral? Quanta informação útil podemos obter para qualquer circunstância da nossa vida? É evidente que há muita informação, mais da que podemos assimilar, e muita dela de duvidosa qualidade. Mas não é menos certo que, como neste caso, se precisamos informação ou aconselhamento em relação a qualquer assunto, qualquer género de ciosa, seja o que for… podemos encontra-lo. Isto é o grande paradigma da Internet. E o facto de que a vida de qualquer pessoa possa, em determinada circunstância, ser diferente com ou sem acesso à Internet.

Deixo-vos um dos vídeos que ajudaram no parto, em inglês: Como ajudar a nascer a um menino num táxi.




A noticia obtive-a da BBC.


Sem comentários:

Enviar um comentário