Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

17 de maio de 2009

Os mais vistosos: Lesmas do mar ou Nudibrânquios


Faça clique em qualquer uma das imagens para amplia-la

As lesmas do mar, ou nudibrânquios, são pequenos moluscos, da ordem dos opistobrânquios, parecidas às lesmas terrestres na sua forma, mas com grande quantidade de cores, especialmente as que vivem nos corais e outras zonas de águas cálidas (havendo no entanto lesmas do mar em todos os ambientes marinhos).


As suas vivas cores identificam-nos aos olhos dos outros como perigosos.


Conhecem-se mais de 2.500 espécies, sendo a maior a lebre do mar, que chega a medir um metro e pesar 60 quilos, mas habitualmente as lesmas do mar não ultrapassam os 10 cm.


O seu nome, nudibrânquios, faz referência às suas brânquias ou guelras desprotegidas, nuas. A maior parte apresenta as plumas das brânquias por fora do seu corpo.


Algumas espécies segregam ácidos, outras toxinas, e algumas inclusive se defendem com as armas do inimigo: Ingerem anémonas, neutralizam no estômago as células urticantes (nematocistos) maduras das mesmas, mas transferem as imaturas para sacos especiais que têm nas pontas das suas protuberâncias (ceratos), conseguindo que funcionem tal como o fariam na anémona original.


Mas a beleza destes moluscos é absolutamente excepcional, e o melhor é aprecia-la. Aqui estão.




9 comentários:

  1. Tenho pena que quase nenhum dos exemplos nas fotografias possam ser observados nas águas nacionais (e são mais de 120 as espécies que aqui se podem ver).
    No Nudipixel (http://www.nudipixel.net/locations/country/pt/), por exemplo, podem ver-se mais de 150 fotos de quase 50 espécies em Portugal.

    Mais recentemente, o portal Skaphandrus (http://skaphandrus.com/especiesLista.asp?origem=pesquisa&ordem=Nudibranchia&lang=pt) tem vindo a juntar uma colecção de espécies considerável, principalmente nacionais mas também do Índico e do Mar Vermelho.

    Por último, eu próprio tenho vindo a manter um blog com os opistobrânquios (um grupo de moluscos gastrópodes mais abrangente e que inclui os nudibrânquios) obvervados na costa Portuguesa: Hypselodoris (http://hypselodoris.blogspot.com/). Neste momento conta já com mais de 50 espécies, todas ilustradas com fotografias tiradas em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na praia do aterro, Leça da Palmeira, em frente à Petrogal, as rochas e poças estão cheias de lesmas do mar pretas. Isso será devido ao aquecimento da agua ou é algo natural aqui e eu simplesmente nunca me apercebi?

      Eliminar
  2. Ainda bem que deixa esses links, João Pedro. Tentei fazer um artigo genérico, mas é bom também saber o que pode haver por aqui perto.

    ResponderEliminar
  3. Realmente impressionante, são muito bonitas!

    ResponderEliminar
  4. lol ai voce percebe a imaginaçao de Deus em criar os seres marinhos

    ResponderEliminar
  5. Estão esta semana a dar à costa da praia de manta rota centenas de exemplares.

    ResponderEliminar
  6. Para quem se interessa por estes animais, saíu recentemente o primeiro guia de campo: "Lesmas do Mar do Algarve". Inclui 115 espécies ilustradas com 357 fotografias a cores em 164 páginas. O livro é impresso em película plástica para poder ser molhado sem se deteriorar. Está à venda na loja da Subnauta.

    ResponderEliminar
  7. Adoramos conhecer as lesminhas do mar e pegamos uma delas nas mãos, viramos fãs. Cecília e Durval

    ResponderEliminar