Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

23 de fevereiro de 2009

Descobertos 700 fósseis, incluindo um mamute, em Los Angeles


Pelvis do mamute Zed

O Museu de La Brea Tar Pits, dependente do Museu de Historia Natural de Los Angeles (California) anunciou recentemente o descobrimento de más de 700 restos fósseis da última era glacial, há perto de 40.000 anos.

Destaca-se nestes fósseis o esqueleto quase completo de um enorme mamute, ao que chamaram Zed, que morreu com quase 50 anos de idade, cerca de 40 mil anos atrás.

Este animal é um mamute columbiano, uma espécie extinta quase ao final da última era glacial.

Embora La Brea Tar Pits, zona a 10 quilómetros do centro da cidade, contenha os mais ricos depósitos da era do gelo em todo o mundo, muitos fósseis retirados da brea (lama asfáltica, ou piche) vêm misturados com outros ossos e não formam esqueletos completos. Os mamutes são uma descoberta rara.

Neste caso, estima-se que o esqueleto esteja 80% completo, faltando apenas uma perna traseira e uma vértebra. As presas estão inteiras e têm 3 metros de comprimento.

Como todos os animais descobertos no local, Zed ficou preso em um poço de lama junto ao leito do rio, e acabou morrendo de fome e cansaço.

Os investigadores acreditam que este esqueleto ficou mais inteiro porque, logo após a sua morte, foi arrastado por uma inundação e depois coberto por sedimentos suficientes para manter os predadores afastados da sua carcaça.

Esta descoberta é parte de uma área repleta de fósseis, descoberta por operários que escavavam o terreno de um futuro estacionamento subterrâneo.

O que o torna tão especial e excitante para nós é que Zed é um espécime quase completo, disse a supervisora de laboratório Sheley Cox, mostrando aos jornalistas um osso pélvico com o tamanho de uma boa mesa.

E ele é realmente grande em comparação com os mamutes que recuperamos em La Brea antes, disse Cox. As presas são consideravelmente maiores do que qualquer coisa que tivéssemos esperado.

Nessa mesma jazida de fósseis havia cerca de 700 espécimes, inclusive um grande crânio de leão americano, ossos de leões, lobos, dentes-de-sabre e outros.

Esta descoberta pode chegar a duplicar o tamanho da colecção do museu.

Ver mais em Los Angeles Times



Sem comentários:

Enviar um comentário