Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

16 de fevereiro de 2009

Moscas que duplicam a sua vida

Drosophila melanogaster, mosca da fruta

O ser humano  pode passar a dever parte da sua idade à mosca da fruta.

Investigadores da Universidade Brown identificaram na mosca da fruta (Drosophila melanogaster) um processo celular que poderia atrasar o processo de envelhecimento.

Stephen Helfand , um dos investigadores deste estudo, e professor de biologia molecular, biologia celular e bioquímica, já tinha descoberto no ano 2000 uma mutação de um gene, que denominou Indy (I’m Not dead Yet), e que poderia duplicar o tempo de vida da mosca da fruta.

Estudos feitos em moscas Indy (que portavam esta mutação) levaram ao descobrimento de que existe um processo metabólico nelas que aparentemente reduz significativamente a produção de radicais livres, sendo que a acumulação celular destes radicais é considerada como um dos factores determinantes no processo de envelhecimento. E as moscas não parecem apresentar nenhum tipo de efeito secundário, para além deste.

Agora a investigação está na fase de tentar determinar como é que, exactamente, esta mutação produz essa alteração metabólica, de maneira a tentar produzir fármacos anti-envelhecimento para seres humanos, que produzam um efeito semelhante sem ter de chegar à manipulação genética.

Desenvolvendo estas investigações, os científicos chegaram a alguns resultados surpreendentes, como o facto de que as moscas Indy sintetizavam as proteinas resultantes da expressão de alguns dos genes encarregues da produção de energia para a célula em menor proporção do que as moscas normais. Isto fez com que houvesse menos radicais livres, mas, surpreendentemente, não diminuiu a quantidade de energia total na célula.

Assim, ficou demonstrado que é possível introduzir alterações metabólicas que reduzam os radicais livres, alongando assim o período vital, e sem que se produzam em simultâneo efeitos secundários gravosos.

Mais informação em The Brown Daily Herald

Sem comentários:

Enviar um comentário