Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

18 de fevereiro de 2009

Vídeo: 600 milhões de anos em 5 minutos

Evolução das espécies. É um tema que podemos achar interessante, fala-se dele, ainda mais agora com os festejos dos 200 anos de Darwin. 

Mas tanto podemos estar a falar de dinossauros como de mamutes ou neandertais. Mas os tempos não são os mesmos. Nos somos uns recém chegados, e quase que nem contamos na evolução. Querem verificar?

Neste vídeo por baixo mostram-se, de maneira bastante didáctica e entretida, 600 milhões de anos de evolução (desde que há animais multicelulares) em 5 minutos.

Até há 350 milhões de anos (Devoniano), nem sequer havia animais na terra, só no mar. Nesta altura surgiram os primeiros anfíbios. 

Passaram mais 50 milhões de anos até aparecerem os primeiros répteis, que demoraram mais 50 milhões até os seus maiores expoentes, os dinossauros, dominarem o mundo. E o fizeram durante 150 milhões de anos, aproximadamente, até desaparecerem há 65 milhões de anos. 

Comparem este número com o seguinte: Os primeiros homínideos surgiram há 2,5 milhões de anos, aproximadamente. E o Homo sapiens, deve ter 200.000 anos na melhor das hipóteses. Vejam o vídeo, vale a pena.



Origem:
Publico.es

Sem comentários:

Enviar um comentário