Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

24 de janeiro de 2009

Arboform: Madeira plástica?


Artistas de todas as épocas fizeram e continuam a fazer esculturas e outros trabalhos em madeira. Obras de arte que podem ser duplicadas em diversos tipos de materiais, mas não na 
própria madeira. 
Agora, consegue-se duplicar outras obras com madeira líquida, graças a um novo material, já patenteado, com nome de Arboform®. Mas como seria possível criar uma madeira líquida, se a madeira não funde nem se dissolve em qualquer solvente conhecido?

O segredo está na lignina, o polímero natural mais comum depois da celulose. É a lignina que mantém unidas as fibras das plantas,

formando um material altamente resistente e elástico. 

Na indústria do papel, a lignina é separada da celulose por meio de um processo químico.O que os cientistas fizeram foi misturar a lignina com fibras de sisal, cânhamo ou linho e adicionar um aditivo químico - não revelado, devido a segredos industriais - para gerar um granulado que pode ser extrudado em equipamentos tradicionalmente utilizados na indústria.

Desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer de Tecnologia Química, o Arboform foi patenteado pela Tecnaro.

Sem comentários:

Enviar um comentário