Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

25 de janeiro de 2009

Pilobolus, o mais rápido da Natureza

Pilobolus kleinii lançando os esporos (pontos pretos)
Os fungos (reino Fungi) escondem inúmeras "habilidades" não perceptíveis a olho nu, mas aos poucos os investigadores vão descobrindo-as. Neste reino, muitos dos mecanismos mais interessantes têm a ver com as estratégias reprodutivas. 

O fungo Pilobolus kleinii pode ser considerado o que obtém a maior aceleração e uma das maiores velocidades da Natureza. 

Ao acumular íons e açucares no esporângio (câmara onde se encontra o esporo), gera uma difereneça osmótica que o transforma numa espécie de "canhão" de água, com o objectivo de lançar seus esporos o mais longe possível. 

Usando câmaras de alta velocidade que filmam a 250.000 imagens por segundo foi possível determinar que estes fungos são capazes de acelerar os seus esporos a 180.000 g, a maior aceleração produzida por um ser vivo, atingindo uma velocidade final de até 90 km/h

O esporo tem aproximadamente 0,1 milímetros e percorre até 2,5 metros, o equivalente a lançar uma bola de futebol a distância de mais de 5 quilómetros.

Podem apreciar o fenómeno neste vídeo obtido de youtube :

Sem comentários:

Enviar um comentário