Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

18 de janeiro de 2009

Tubarão Touro

tubarão-touro (Carcharias leucas), também conhecido como tubarão cabeça-chata, é a única espécie de tubarão que é capaz de nadar em águas doces (rios), pelo que é considerado muito perigoso.

Normalmente come peixes, incluindo outros tubarões (come até tubarões da mesma espécie) e arraias, tartarugas marinhas, pássaros, golfinhos, e praticamente qualquer animal que apanhe (não é nada esquisito).

São encontrados perto de costas das praias , mas podem viver por um tempo em rios e lagoas , já foi encontrado um 3000 km acima no rio Mississipi, e a 4000 km acima do rio Amazonas. Vivem numa profundidade de entre 30 m ou até menos de 1 m.

O tubarão-touro é conhecido por seu atípico comportamento de ataque. Ele tem esse nome em parte devido à persistência de seu ataque circulando-o, atacando-o novamente e repetindo o padrão. São extremamente agressivos.

São vivíparos e nascem mais ou menos 13 indivíduos, após um ano de gestação, e normalmente em baías e em bocas de rios. Crescem até 3 a 3,5 metros e vivem até 14 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário