Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

22 de janeiro de 2009

O compsógnato, o bípede mais rápido

O compsógnato (Compsognathus longipes, do latim "queixo bonito") foi um dinossauro 
terópode que viveu no fim do Jurássico no que é hoje a Europa. Os seus primeiros fósseis
foram descobertos na Alemanha, no ano de 1850 nos calcários da Formação Solnhofen, a mesma que continha o arqueopterix. O compsógnato media cerca de 74 centímetros de comprimento e pesava em torno de três quilogramas, sendo até hoje um dos menores dinossauros já encontrados. Apesar de seu tamanho, era um carnívoro como os restantes terópodes e alimentava-se de insectos e outros pequenos animais.

Foram descobertos em Portugal dentes atribuídos a este género.

Científicos de varias universidades chegaram à conclusão de que o compsognathus, dinossauro semelhante a um lagarto grande, poderia ter atingido 100 metros em tão só seis segundos, passando a ser o bípede mais rápido da historia.

O dinossauro bípede conhecido mais rápido era o velociraptor, que atingia até 38,6 quilómetros/hora. A contemporânea avestruz atinge las 56,3 quilómetros/hora, superando ao velociraptor

O compsógnato teria, no entanto, atingido até 64 quilómetros/hora, segundo um modelo informático, no que os científicos que participaram neste estudo introduziram dados do esqueleto e dos músculos deste animal. Através dos seus cálculos, concluíram que os dados eram efectivamente plausíveis e que a hipótese de que este dinossauro foi o bípede mais rápido de historia era verificável.

Mais uma vez a ciência e a informática trabalham em conjunto permitindo olhar para o passado desde um ponto de vista objectivo. Parece que afinal já não se verifica o filme Jurassic Park.

Sem comentários:

Enviar um comentário