Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

20 de janeiro de 2009

"Outro" Eclipse


Perante a chegada de um eclipse solar sabem o que devem fazer: óculos escuros e procurar um bom lugar de observação, para ver como o sol vai desaparecendo e fica tudo escuro em pleno dia (pelo menos, no eclipse ideal). 

Mas, se fosse visto desde o espaço, deveria ser diferente, não deveria? Ao tapar a lua ao sol, deveria ficar uma zona cinzenta, escura, onde está a "acontecer" o eclipse nesse momento. Tinham pensado nisto? 

Podemos ver isso, graças à NASA, como acontece tanta vez com este género de fotografias. Esta mostra um eclipse solar visto desde um satélite, e podemos apreciar a enorme "mancha" escura no meio do dia na Terra. Impressionante, não é? 

Pensem que essa zona "escura", o eclipse, pode ser interpretado como uma coisa muito mais simples e habitual entre nós: E a sombra de um objecto, mais nada, como qualquer outra sombra. Só que, desta vez, é a sombra... da Lua!

Obtive dados, incluindo a fotografia, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário