Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

29 de janeiro de 2009

Cérebro artificial - Ficção Científica?

Existe já uma investigação que pretende desenvolver um cérebro artificial

Mesmo estando já de cheio no século XXI, ainda nos choca pensar em nanotecnologia, e ainda mais pensar nas suas potencialidades: até onde pode chegar?. Científicos da Universidade da Califórnia do Sul puseram mãos à obra com um objectivo que parece de ficção científica. Ou parecia, até se desenvolver a nanotecnologia. Vão tentar construir o primeiro cérebro artificial.

Estes investigadores estão a utilizar nanotubos de carbono, matéria prima fundamental para a criação deste cérebro sintético, que deve basear-se nas conexões entre neurónios e nas trocas de informação entre eles para poder imitar os estímulos que recebe e gera o cérebro.

Mas poderão consegui-lo? É provável? Alice Parker, uma das científicas envolvidas na investigação, diz estar ciente de que tudo isto está numa fase muito inicial, mas também de que os objectivos são feitos para serem atingidos. Referindo-se ao mapeado da comunicação entre os neurónios, Parker diz que é um fenómeno não linear e quase impossível de modelar, mas isso é exactamente o que estamos a tentar fazer.

Utilizando modelos de circuitos de nanotubos de carbono os investigadores intentarão modelar porções de neurónios, e inclusive já conseguiram modelar um neurónio arquetípico, incluindo as suas sinapses inibitórias (PIPS) e excitatórias (PEPS). A intenção dos científicos é criar um circuito de nanotubos de carbono funcional que ligue pequenos grupos destes neuronios.

Alice Parker e Chongwu Zhou, os dos autores deste projecto, trabalham ainda no modelo matemático deste cérebro do futuro. Tem consciência no entanto de que não poderão avançar muito se não trabalham também na  sua capacidade de adaptação e de aprendizagem, ou seja, na plasticidade do cérebro.

Por enquanto temos intenções, não resultados, mas o trabalho está focalizado numa direcção definida e concreta, e os investigadores parecem optimistas em relação a possíveis resultados. Só depois destes, se surgirem e forem positivos, é que apareceriam as ineludíveis questões éticas dum projecto deste género. Então falaremos disso, se lá chegar-mos.

1 comentário:

  1. Papo Furadooooooo Impossivel Fazer um celebro artificial A porque e impossivel vo dizer porque

    Cada Neoronio e Um MegaSuperComputador Nao Existe Ainda Esse Computador E nem vai Existir Pq a Tecnologia Vai para de algum tempo Sem ideias
    e esse celebro Mesmo Sendo feito e implatado em uma pessoa Vira com Erros Error Nao podem fazer isso tomara que eu esteja morto quando isso acontecer Porque isso Nao vai acontecer Isso vai alem Das pesquisas nao existe computador Suficiente para isso e .

    ResponderEliminar