Pegada escaneada a laser para determinar as dimensões exactas
Descobriram pegadas fossilizadas de hominídeo em camadas sedimentares no sítio arqueológico de Ileret, ao leste do lago Turkana, no Quénia. Não é frequente encontrar este tipo de fósseis, nos que se pode obter dados em relação à estrutura do tecido macio, coisa que não é possível a partir de ossos.
Esta descoberta corresponde à mais antiga evidência de uma anatomia essencialmente semelhante à moderna, e foi realizada por Matthew Bennett, da Universidade Bournemouth, na Inglaterra, junto com outros científicos do Quénia, Estados Unidos e Reino Unido.
Pode-se apreciar nestas pegadas o paralelismo entre os 5 dedos de pé (nos símios, só existe entre quatro deles, estando o quinto, o polegar, separado, dando assim maior eficiência para se segurarem em ramos de árvores). Ainda, as pegadas mostram claramente arcos pronunciados e dedos curtos nos pés, características típicas da postura erecta bípede.
A partir dos tamanhos e características das pegadas, chegaram à conclusão de que as mesmas devem pertencer a algum dos primeiros Homo erectus, sendo que já deviam apresentar as mesmas proporções de tamanhos entre as pernas e os braços do que o homem actual.
O estudo, publicado na revista Science na edição de 27 de Fevereiro, explica que as pegadas foram datadas de há 1,5 milhões de anos, e pode ser lido por assinantes da revista em www.sciencemag.org.
EXELENTE!!ISTO QUE É UM SITE EXELENTE!!!ESTOU SEM PALAVRAS!!!
ResponderEliminarAinda bem ;-). Vale o esforço por comentarios assim. Obrigado!
ResponderEliminar