Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

17 de março de 2009

A Robô Fashion


HRP-4C - A robô mais fashion, vai desfilar próximamente no Japão

Os avanços da tecnologia não deixam de nos surpreender. E, na robótica, os japoneses são já há muito tempo os que vão à frente.

Vai ser apresentada no Tokio Fashion Show uma robô, que deve desfilar sozinha. Mas, para além de andar, esta boneca cibernética pode mudar as suas expressões faciais, o que é provavelmente o maior avanço conseguido com ela.

Os investigadores do Instituto Nacional Japonês de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada decidiram apresentar o protótipo, ao que chamaram HRP-4C, como se fosse uma modelo, e para isso fizeram-no com formato de mulher, que parece vestida com uma espécie de fato espacial, em preto e prata, y com a forma e o peso aproximado de uma mulher japonesa média (1,5 metros e 43 quilogramas, aproximadamente).

Escolheram para a cara seguir os modelos dos clássicos desenhos manga, porque achavam que se a fizessem com feições mais humanas poderia até ser rejeitada de alguma maneira pelo público, por ficar parecida demais com as pessoas.

No entanto, esta robô não pode realizar outras funções, foi concebida para ter aspecto humano, fazer movimentos, andar e mudar as expressões faciais. E para isso precisa de 42 motores repartidos pelo corpo.

Representa mais uma fase no desenvolvimento robótico, a de aperfeiçoar o humanismo destes aparelhos. O que pode acabar, se a apple entra neste negócio, com uma espécie de barbie de 1,80 metros, loira e de lábios sensuais. Mas por enquanto é assim como se vê.

O que se propõem estes investigadores é chegar a conseguir robôs domésticos, que ajudem nas tarefas domésticas ou em tarefas simples (existem vários modelos que estão a ser testados como recepcionistas), como já se viu com os apresentadores virtuais, de alguma maneira. 

O que é mais discutível é a humanização ou não do aspecto: Por um lado, deixa nervosas às pessoas, mas por outro, é mais fácil tratar com algo que parece humano do que falar, perguntar coisas ou dar ordens a uma caixa quadrada com luzes, não é?

Veremos onde acaba a robótica, e se Asimov tinha razão. Entretanto, apreciem esta bonequinha no vídeo a seguir:

Sem comentários:

Enviar um comentário