Aureus

Com este blog pretendo mostrar os últimos acontecimentos científicos, de maneira a ficarmos à par do que pôde ser feito pelos científicos neste momento, e dos últimos descobrimentos, e ao mesmo tempo oferecer curiosidades, engraçadas ou simplesmente esquisitas, do âmbito da ciência. Isto sempre numa linguagem acessível para todos, sem grandes complicações.
Lembrem-se que eu escrevo a estrutura, mas a vida do blog, o movimento, são os vossos comentários. Façam-os. Qualquer coisa que queiram, fico à vossa disposição.

1 de março de 2009

O peixe psicadélico: uma nova espécie


Peixe psicadélico (Histiophryne psychedelia)

É uma nova espécie de peixe, reconhecida como tal desde há uns dias, que apresenta estas bonitas cores. O seu nome científico é Histiophryne psychedelia, e converteu-se no mais recente membro da família dos peixes sapo, Antennariidae, pequenos peixes com a cabeça grande e uma fina e comprida antena com a ponta com aspecto de mosca ou insecto, com a que atraem às suas presas.

Esta espécie foi descoberta no Oceano Indico, em 2008, na ilha de Ambon (Indonésia), e após o estudo do seu DNA na Universidade de Washington, os científicos concluíram que era mesmo uma nova espécie, e a baptizaram com este espectacular, mas apropriado, nome.

As suas cores são mesmo chocantes, com riscos concêntricos vermelhos, brancos e cor-de-laranja. Mas o seu nome não só provém das cores, também da sua maneira de se deslocar: Enche a boca de água e expulsa-a num jacto pelas brânquias, conseguindo assim locomover-se.

Há outros muitos interessantes e bonitos membros desta família, como podem apreciar em frogfish.

Mas, se pretenderem ver em acção este maravilhoso peixe psicadélico, vejam estes vídeos, de seguro que lhes apaixonam.

1 comentário: